sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Livro Mentirosos - Spoilers


Quando você acaba de ler "Mentirosos", acaba sentindo aquela necessidade de compartilhar seus pensamentos e anseios. E é claro as indignações de um final que fez sua mente explodir em milhões de pedacinhos. 
Comecemos pelo fato de ela jogar tudo fora! Entendo que cada um lida de um jeito com acontecimentos traumáticos, mas ela estava se desprendendo de coisas que estava na cara que ela ia sentir falta. Como a fotografia da avó dela, que tinha acabado de morrer. Quem faz isso??

Talvez tenha sido para mostrar que ela não se importava com a família, ou qualquer outra coisa de adolescente revoltado, mas achei imaturo de qualquer jeito.
Outra coisa, ela é um pouco trouxa também. Ela manda emails e cartas e presentes para os primos dela, e eles nem se importaram por quase dois anos. Eu pararia no primeiro mês. Mas não é culpa deles, já que estavam mortos por todo esse tempo. Mesmo ela não sabendo conscientemente, lá no fundo devia ser um modo de lidar com o luto. Na verdade, toda a amnésia pós acidente é um jeito de lidar com tudo. 
Bem, vamos para a parte em que ela chega finalmente à ilha e todos os pequenos detalhes poderiam ter dado alguma pista do que tinha acontecido. A casa sendo reformada, os dois cachorros terem morrido, ou a mãe do Johnny ficar andando de madrugada e a lembrança da Caddie dela chorando usando o casaco do menino. Mas o tempo todo as lembranças e o presente se misturam, justamente para confundir. Além disso a menina vê eles o tempo todo como alucinações, então não é de se impressionar que não suspeitei que eles estavam MORTOS o livro todo.
No momento em que ela conta como eles botaram fogo no casarão principal para evitar que a família se dividisse, eu fiquei indignada. Não é queimando tudo que se resolve os problemas, na verdade, só cria mais (OBVIAMENTE). 
Além disso a Cadance é uma burra porque, depois de encharcar o primeiro piso de gasolina, e mandar seus primos e o Gat para os outros andares, ela taca fogo e se esquece que ninguém saiu ainda. Alerta de incendiária! Como você taca fogo sem checar que as pessoas que tu mais gosta ainda estão dentro da casa?! Eu quis matá-la.
Ela até tenta salvá-los, mas o fogo já estava alto e quando percebe, sua calça estava pegando fogo e ela corre até o mar para apagar e desmaia de cansaço. 
No fim, ela viu fantasmas durante a viagem inteira. Isso explicou porque a mãe dela ficou brava quando ela pegou o barco sem supervisão, ou por que nunca tinha mais alguém da família com eles, ou por que a Mirren nunca leu os emails.
Enfim, o livro me prendeu pelo mistério do acidente, mas me cansou pela demora e enrolação que se deu. Acho que a autora até que pensou nisso, pois era como a personagem se sentia. Então eu relevei isso. Caso você não tenha lido, esse post pode ter estragado a experiencia, mas caso o contrário, espero que tenha se surpreendido tanto quanto eu.
Terminemos com essa fan art genial!! "Não aceite um mal que você possa mudar".


17 comentários:

  1. Acabei de ler o livro... e não entendi em que momento ela parou no mar! Não fez sentido o acidente, ele não foi explicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, ela se rolou na grama para apagar o fogo da sua roupa. Depois foi até o ancoradouro onde iriam deixar os galões torcendo para que todos estivessem lá, mas não estavam. Foi onde deixou as roupas conforme o plano. Correu para a casa em que ficavam (Cuddledown) para ver se estavam lá esperando. Não estavam. Então voltou pra casa em chamas e entra em desespero. Ela começa a ir pra baixo, em direção a praia, porque era o único lugar que sobrou pra ela ir. Entrou na água pra aliviar as queimaduras provavelmente e o choque do ocorrido fez com que desmaiasse.

      Excluir
  2. por que que eles botaram fogo na casa msm? não lembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles achavam que se at4eassem fogo na casa meio que ``acabaria`` os problemas

      Excluir
  3. entao todos os "momentos" que ela teve com os mentirosos depois do acidente, foi uma alucinaçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, por isso sempre que os mentirosos estavam juntos, ninguem da familia estava por perto

      Excluir
    2. Fiquei na dúvida se seria apenas alucinações ou a presença deles também.. pela forma como eles mesmos falam parece ter a presença e não ser apenas alucinações e por algumas coisas descritas por ela mesma.. Não sei

      Excluir
  4. Respostas
    1. nao, foi basicamente inconscientemente... fora que pela embriagues ela se confundiu com o plano e esqueceu que eles ainda não tinham saido quando ela colocou fogo no piso

      Excluir
  5. Tem como ter certeza se os "momentos" que ela teve com os mentirosos eram alucinações ou eles eram espíritos? Fiquei na dúvida. E por em uma cena depois do acidente a mãe do Johnny pergunta onde ele está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei na dúvida anjo. Terminei o livro recentemente e eu acredito que possa ter sido uma junção dos dois, muita coisa que aconteceu depois da indícios de que parece ser espíritos, pela forma que falam, tanto ela quanto eles.. E por uma parte em que estavam todos os três no quarto com uma bíblia no meio deles (não explicaram essa parte e não sei a relação).. Porém também a possibilidade de a autora criar essa dúvida na gente para mostrar o quanto o inconsciente dela tava perturbado.. realmente não sei, mas prefiro acreditar que eles vieram por ela e passaram aquele tempo juntos e depois se foram... pq msm que seja triste, imaginar que foi apenas alucinações dói mto mais em mim ;')

      Excluir
  6. Eu também não entendi como ela foi parar dentro da água quando a socorreram. Fiquei extasiada com o final pq não imaginei que todos eles tinham morrido. Mas no fim, gostei do livro.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ler Mentirosos e não vou mentir......ainda estou em choque.

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei chocada com o final.. eu não tava entendo até a parte de que eles morrem depois tudo fez sentido ..

    ResponderExcluir
  9. Ja tem serie ou filme baseado nesse livro?

    ResponderExcluir