Autora: R.J.Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Número de páginas: 317
Nota: 4/5
Preço
Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Comentário: É um livro, principalmente, sobre gentileza, ser gentil. Que, convenhamos, está em falta hoje em dia. Auggie é um menino que está prestes a começar o quinto ano e nunca havia frequentado uma escola, por causa de suas complicações desde o nascimento e todas as cirurgias que passou. E para uma pessoa como ele, com um rosto tão diferente, não será nada fácil. Durante todo o livro a autora descreve as reações das pessoas ao verem o Auggie pela primeira vez, o que quebra o coração de qualquer um, pois o menino é um doce, amigo e apenas queria ter um rosto normal.
Seus pais são um exemplo, sempre dando apoio ao filho, e fazendo o possível para que se sinta melhor e igual a todos (o que ele é). Apesar de as vezes deixar um pouco sua filha de lado, Via, que também começou uma nova faze, a do ensino médio, e precisaria um pouco mais de atenção, mas entende a situação do irmão.
Ao chegar na escola nova ele faz, primeiramente, dois amigos, a Summer e o Jack, que o ajudam em tudo, são super gente boa, mas é claro que iria ter o "bullies" que atrapalham a vida de todos.
Uma das coisas que me estressou um pouco foram a quantidade de diálogos não necessários, que poderiam muito bem serem retirados, e alguns personagens bobos que para mim foram irrelevantes, mas talvez fosse para deixar a sala com mais pessoas.
Enfim, eu acho que esse é um livro necessário a todas as crianças, que lhe ensinariam a respeitar o próximo, serem gentis e compreensivas, deveria ser lido na escola, já que é o lugar que começamos a conhecer mais pessoas, de todo tipo, e que amadurecemos tanto nossos corpos como mente. Então essa obra poderia ensinar as crianças a ter uma cabeça mais aberta a diversidades e a respeitar as diferenças. Recomendo a todos que gostem de ler livros narrados por crianças/adolescentes e leituras leves. Aproveitem a dica.
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos no mundo" - Auggie
Eu amooo esse Livro <3
ResponderExcluirhttp://umagalaxiadaleitura.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEssa será a minha proxima leitura! Estava com muito vontade de ler, sempre vejo elogios sobre este livro.
E pelo tema tratado, acho que todos deveria ler.
Amei sua resenha, está perfeita.
Parabéns pelo blog,já estou seguindo!
Beijo, beijos
relicariodehistoriasma.blogspot.com
Olá, Camilla!
ResponderExcluirTerminei a leitura de "Extraordinário" faz poucos dias e se tornou um dos meus favoritos!
Ganhou imensamente meu coração <3
A história é tocante e várias partes nos faz refletir... Sem dúvidas uma leitura essencial para qualquer idade!
Ótima resenha! *-*
Beijo, beijos
relicariodehistoriasma.blogspot.com