sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A menina que não sabia ler (volume 2) - John Harding

Autor: John Harding
Editora: Leya
Ano: 2014
N° de paginas: 287
Preço: Buscapé
Nota: 4/5

Sinopse: Um acidente de trem. Uma identidade trocada. Os detalhes poderão mudar o rumo dessa história... Depois de viver presa num mundo obscuro, assustador e sem palavras em 'A menina que não sabia ler', a pequena Florence viverá uma nova e misteriosa aventura onde nada é realmente o que aparenta ser e todos podem se tornar inimigos em potencial. Mas onde ela encontrará uma saída? Um aliado? O misterioso médico John Shepherd busca um recomeço para sua vida em um lugar nada promissor - uma ilha que funciona como uma clínica psiquiátrica exclusivamente para mulheres. Nesse antro de segredos e sofrimento, Shepherd tentará esquecer seus pecados devolvendo a humanidade às pacientes. A primeira em quem vai experimentar sua doutrina de cuidados, o 'tratamento moral', é uma atraente jovem pálida de cabelos escuros que não se lembra do próprio nome, fala de modo estranho e não consegue saber quando e como chegou àquele lugar. Por que afinal ela desperta tanto a curiosidade do médico? Entre pacientes mais inteligentes que as próprias enfermeiras responsáveis por elas, segredos por todos os lados e figuras assombrosas (e assombradas) percorrendo misteriosamente os corredores da clínica durante a noite, as vidas de Florence e John Shepherd estarão mais ligadas do que podemos imaginar... Arrisque-se e tente achar uma saída no labirinto claustrofóbico criado em 'A menina que não sabia ler volume 2'.

Esse livro parece acontecer algum tempo depois do primeiro volume, não fica claro exatamente quando, e para minha surpresa não acontece pelo ponto de vista de Florence e sim por John Shepherd, um médico jovem contratado por um hospital psiquiátrico em uma ilha (me lembrou muito a alcatraz). Isso me decepcionou um pouco, pois eu estava curiosa para saber o que tinha acontecido com as personagens, mas se a Florence tivesse narrado a história teria perdido um pouco a graça. Pois ela está sem memória nenhuma, e como aprendemos no primeiro livro, não se deve confiar muito nela, além disso ela está em um hospício, o autor deu uma viajada nessa parte, mas deixou a história mais emocionante. 

Não me apeguei muito ao John, gostei mais de saber sobre seu passado, do que a história no presente. Mas ele lembra muito a Florence, é misterioso e esperto. O primeiro livro me deixava com medo em várias partes (principalmente na dos espelhos), e infelizmente não senti muito isso nesse segundo volume.
De qualquer jeito, eu adorei a leitura, o autor escreve muito bem (posso ser suspeita nessa parte, é um dos meus favoritos), e apesar de apenas conter passagens sobre as outras personagens, foi muito bom descobrir o que aconteceu depois do primeiro volume.
A diagramação está muito boa e o tamanho/forma da fonte estão otimas. Agora, eu acho que eles poderiam ter sido mais criativos no titulo e capa, eles não se ligam muito a história, a capa principalmente. Mas o que eu posso fazer?
E por fim, eu recomendo sim a leitura, e não precisa necessariamente ter lido o primeiro volume para ler esse, apesar de ser continuação, a história é independente. Mas se quiser pegar as referências, leia o primeiro volume antes.

2 comentários:

  1. Oi Camilla :)

    Eu já li o 1° volume e achei horrível. A história é confusa e os personagens totalmente sem nexo, mas esse livro livro parece ser um pouco melhor, no entanto, não tenho vontade de ler. Beijos!

    Parece que o "Era uma vez" está entrando em extinção. Confira o que achei da nova versão de Bela Adormecida contada por Paula Pimenta. Essa é a resenha de Princesa Adormecida!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Fique por dentro do mundo da literatura. Siga o blog The Book Club! Lá você encontra resenhas, lançamentos e tudo sore os seus autores preferidos. http://clubbookthe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir