sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Resenha - Extraordinário

Extraordinário
Autora: R.J.Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Número de páginas: 317
Nota: 4/5
Preço


Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Comentário: É um livro, principalmente, sobre gentileza, ser gentil. Que, convenhamos, está em falta hoje em dia. Auggie é um menino que está prestes a começar o quinto ano e nunca havia frequentado uma escola, por causa de suas complicações desde o nascimento e todas as cirurgias que passou. E para uma pessoa como ele, com um rosto tão diferente, não será nada fácil. Durante todo o livro a autora descreve as reações das pessoas ao verem o Auggie pela primeira vez, o que quebra o coração de qualquer um, pois o menino é um doce, amigo e apenas queria ter um rosto normal. 


Seus pais são um exemplo, sempre dando apoio ao filho, e fazendo o possível para que se sinta melhor e igual a todos (o que ele é). Apesar de as vezes deixar um pouco sua filha de lado, Via, que também começou uma nova faze, a do ensino médio, e precisaria um pouco mais de atenção, mas entende a situação do irmão.


Ao chegar na escola nova ele faz, primeiramente, dois amigos, a Summer e o Jack, que o ajudam em tudo, são super gente boa, mas é claro que iria ter o "bullies" que atrapalham a vida de todos.
Uma das coisas que me estressou um pouco foram a quantidade de diálogos não necessários, que poderiam muito bem serem retirados, e alguns personagens bobos que para mim foram irrelevantes, mas talvez fosse para deixar a sala com mais pessoas.


Enfim, eu acho que esse é um livro necessário a todas as crianças, que lhe ensinariam a respeitar o próximo, serem gentis e compreensivas, deveria ser lido na escola, já que é o lugar que começamos a conhecer mais pessoas, de todo tipo, e que amadurecemos tanto nossos corpos como mente. Então essa obra poderia ensinar as crianças a ter uma cabeça mais aberta a diversidades e a respeitar as diferenças. Recomendo a todos que gostem de ler livros narrados por crianças/adolescentes e leituras leves. Aproveitem a dica.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos no mundo" - Auggie 

3 comentários:

  1. Eu amooo esse Livro <3

    http://umagalaxiadaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Essa será a minha proxima leitura! Estava com muito vontade de ler, sempre vejo elogios sobre este livro.
    E pelo tema tratado, acho que todos deveria ler.
    Amei sua resenha, está perfeita.

    Parabéns pelo blog,já estou seguindo!

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Camilla!
    Terminei a leitura de "Extraordinário" faz poucos dias e se tornou um dos meus favoritos!
    Ganhou imensamente meu coração <3
    A história é tocante e várias partes nos faz refletir... Sem dúvidas uma leitura essencial para qualquer idade!
    Ótima resenha! *-*

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir