terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Resenha- A menina que não sabia ler

Autor: John Harding
Editora: Leya
Ano: 2010
N° de paginas:282
Preço: Buscapé



Sinopse:
1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?


Comentário:

 O livro conta a história de Florence e Giles, são dois irmão órfãos que moram na mansão do tio, ele nunca está presente.  Os irmãos vivem numa rotina, onde ficam andando e brincando pelos corredores e quintal da casa, ate que um dia Florence acha uma biblioteca secreta e se encanta com o lugar, só tem um problema, ela não sabe ler e seu tio/ tutor a proibi de aprender, o motivo é um mistério. Além disso, a casa esconde segredos sombrios que não deveriam ser revelados. Sua rotina começa a correr perigo quando uma nova preceptora chega a mansão, ela pode não ser o que parece. Florence não sabe se seus medos são reais ou imaginários, mas começa a levar a serio.
 Eu amo esse livro, é um dos meus favoritos, não se engane com o titulo ou a capa, ele é muito mais que isso, além disso, o titulo não faz muito sentido porque depois ela aprende a ler.  E a história é sombria, tinha vezes que eu ficava olhando para trás e observando o ambiente porque dava um medinho. A narração do autor é muito boa, daquelas que você vai lendo e não se preocupa com o tempo, depois de umas paginas eu não queria parar para descobrir o final.
 Os personagens, alguns eu gosto outros eu odeio. A Florence é bem inocente no começo, mas ela vai desenvolvendo bastante e no final me surpreendeu. O Giles é muito fofo, ele faz de tudo pela irmã, mas como tem apenas oito anos não tem muita noção do que está acontecendo em volta. A nova preceptora, bem eu odeio ela, nada mais a declarar.
 Eu me surpreendi muito com o livro, foi muito mais do que eu esperava, e as pessoas deviam dar uma chance para ele. Algumas ate falam que nem tudo foi explicado, mas para mim tudo se encaixou. Vale muito a pena!

“-Você, seu demônio idiota, sua bruxa – eu disse entredentes, embora por algum motivo não tivesse certeza de ter realmente dito as palavras em voz alta ou tê-las mantido encarceradas dentro de mim, assim como ela estava no espelho.” 
                                                                                              Pagina  169
 Comparem as duas capas, qual vocês preferem? 



4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha flor :D
    entre as duas capas eu gosto mais da primeira mas se for olhar a que mais combina com o clima da história acho que a segunda da menina na janela.

    beijos, me visita?
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, verdade a segunda combina mais com a história.
      Bjs, visito sim:)

      Excluir
  2. Pode deixar que agora vou dar uma chance a ele! Não sabia que era isso tudo. E sou fanático por ambientes sombrios em histórias! Este casarão vai me atrair, certamente.
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai sim, é muito bom mesmo esse livro, fico feliz que vai dar a chance a ele :D
      Bjs

      Excluir