sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Resenha - A Revolução dos Bichos

Autor: George Orwell
Editora: Companhia das letras
Ano: 1945 (No Reino Unido)
N° de paginas: 147
Preço: Buscapé


Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. 



ComentárioO que posso dizer sobre o livro é que eu simplesmente amei! Ele foi escrito durante a 2° guerra mundial e foi uma grande polemica na época, além de ser proibido em alguns países até hoje (como na China).
Foi baseado e reproduzido pela revolução russa em 1917, e varias pessoas presentes na revolução, pode ser perfeitamente comparado com os personagens.
O livro conta sobre uma revolução que os animais fizeram na granja onde moram (Granja do Solar), por serem extremamente usados ao trabalho duro e não serem muito recompensados.
Um porco chamado Major, que é o mais velho dos porcos, chama todos os bichos para uma reunião, e conta sobre um sonho que teve (não serem comandados por eles próprios) e cria um “hino” (Bichos da Inglaterra) e diz que o único inimigo são os homens, ainda compartilha seus conhecimentos abrindo os olhos de todos, em certo dia o Sr. Jones (dono da Granja) esquece de dar comida aos animais por estar extremamente bêbado, e foi a gota d’água á eles, então os animais tomam a propriedade com uma rebelião. Assim é criado os 7 mandamentos que os animais devem seguir a risca (e é muitíssimo respeitado por eles, estão sempre consultando) e os porcos, que são os mais inteligentes, tomam conta do lugar, dizendo as tarefas dos outros, o que devem fazer, essas coisas.
Eles passam por muitas dificuldades, traições dos próprios bichos, e devo que as vezes queria entrar no livro só pra bater em uns personagens babacas e folgados demais! Você se envolve na leitura de um jeito muito bom! O autor entrou na minha lista de favoritos com certeza!
Super recomendado a todos!!

“O Homem é o nosso verdadeiro e único inimigo. Retira-se da cena o Homem e a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho desaparecerá para sempre”
                                                                                                                     Pagina 12

Os sete mandamentos
1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.

                       

                                                                                      Pagina 25




O trailer esta em inglês (que é do filme), mas foi o único que achei.
Espero que tenham gostado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário